Notícia Sec. de Obras

Sec. de Obras
Postado em: 11/09/2015 às 09h41
Tamanho da Fonte A- A+
Cavas para implantação das Cisternas para aproveitamento de águas pluviais nas comunidades rurais de Santa Helena de Minas.
Aproveitamento de água da chuva

cisterna ou reservatório de armazenamento é o principal elemento de um projeto de aproveitamento de águas pluviais, esta pode variar em volume e material de que é feita, podendo ser construída em alvenaria ou adquirida no mercado em material pré-fabricado como plástico, fibra de vidro, etc. As cisternas em alvenaria devem seguir orientações de um projeto executivo, sejam as de alvenaria mista, sejam as de concreto armado, seu dimensionamento deve seguir as orientações do projeto de aproveitamento de águas pluviais e devem contemplar ainda as entradas e saídas para os tubos e uma escotilha de acesso para manutenção e limpeza. Já as cisternas pré-fabricadas devem, além de possuir os pontos determinados para as conexões hidráulicas e acesso ao seu interior, permitir que sejam enterradas sem a necessidade de obras de contenção, pois estas agregam ao projeto custos desnecessários, o material de que são fabricadas deve garantir a qualidade da água armazenada por longos períodos de tempo. Em geral uma cisterna adequada ao armazenamento de água da chuva por longos períodos, deve contemplar:

• Pouca variação da temperatura interna (motivo de se recomendar que sejam enterradas);
  • Bloqueio de entrada de luz solar para evitar a proliferação de algas;
  • Sustentação estrutural quando permanecerem vazias durantes períodos de estiagem;
  • Impermeabilidade e resistência a vazamentos da água armazenada.

Fonte: