Notícia Sec. de Ass. Social

Minas Gerais terá Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena

Em visita a aldeias no Norte de Minas, secretária de Educação, Macaé Evaristo, defende direito à terra e identidade cultural das comunidades indígenas e quilombolas
Publicado em: 28/07/2015 ás 08h21
Autor:

“O direito à educação está ligado ao direito à terra e ao direito de ter sua identidade indígena reconhecida”. Foi com essa frase que a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, abriu reunião realizada na quinta-feira (23/7) com professores e a comunidade indígena xacriabá, da aldeia Brejo Mata Fome, no município de São João Missões, no Norte de Minas.

Em respostas às demandas da comunidade, Macaé ressaltou a importância de ouvir os povos e do trabalho conjunto. “Essa é uma missão importante. Tem muito trabalho pra fazer, mas nós não vamos saber fazer sozinhos. Precisamos sempre de sentar com vocês, escutar e trabalhar juntos”, afirmou. A secretária também confirmou que já está sendo criada a Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena. Segundo ela, a comissão, que já realizou a primeira reunião, estará consolidada em breve.

Durante a reunião, o cacique xacriabá Domingos ressaltou a importância de ter escolas nas aldeias e da presença da secretária Macaé Evaristo. “Ter escolas dentro das aldeias facilita o acesso dos alunos à sala de aula. Nossas escolas oferecem não só a educação comum, mas também nossas culturas de dentro da aldeia. Macaé não é só secretária, mas também é amiga do nosso povo. Esperamos, de agora em diante, estreitar cada vez mais essa parceria para a melhora das nossas escolas”, ressaltou.

O Estado tem 17 escolas indígenas e duas turmas vinculadas a escolas não indígenas. O atendimento escolar indígena é feito em 64 endereços. São atendidos nessas escolas aproximadamente 3,5 mil alunos indígenas das etnias kaxixó, krenak, maxakali, pataxó, pankararu, xacriabá, xucuru-kariri e mokurin.

Educação escolar quilombola

O direito de ter a identidade reconhecida também pautou a visita da secretária à Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva, localizada na comunidade quilombola do Alegre, no município de Januária. Logo em sua chegada, Macaé Evaristo foi recebida por apresentações que retrataram a cultura quilombola. As apresentações foram feitas por alunos da escola que, segundo o diretor Odair Nunes de Almeida, tem como meta valorizar a cultura da comunidade.

Além das aulas regulares, essa valorização também acontece na Educação Integral. “Nós oferecemos atividades voltadas para o artesanato popular, acompanhamento pedagógico, artes e a parte de esporte. As aulas são voltadas para a cultura quilombola”, diz. A escola atende cerca de 300 alunos do ensino fundamental e médio.

Minas Gerais conta com 23 escolas estaduais localizadas em comunidades quilombolas. Essas escolas atendem a 5, 4 mil estudantes e estão presentes em 17 municípios de nove superintendências regionais de Ensino.

Visita à regional de Januária

Macaé também visitou as dependências da Superintendência Regional de Ensino de Januária. Recebida pelos alunos da Escola Estadual Pio XII com a apresentação da Folia de Reis “Terno dos Temerosos”, dança típica da região, Macaé destacou aos servidores e diretores de escolas estaduais da regional os avanços alcançados nesses primeiros meses, como a aprovação da Lei 21.710/2015, que garante o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério aos educadores, e o compromisso de publicar 1.200 aposentadorias por mês e nomear 60 mil servidores até 2018.

Comentários
Deixe seu comentário:
Seu Ip:54.145.124.143 - (caracteres restantes: 500)

MAIS NOTÍCIAS

PROCESSO DE LICITAÇÃO Nº.026/2017

Ver

Índios e quilombolas de Santa Helena de ...

Ver

A limpeza dos córregos de Santa Helena d...

Ver

Mensagem do Prefeito aos Professores

Ver

São João de Santa Helena de Minas 2017

Ver

Campeonato Municipal de Santa Helena de ...

Ver

Dia do índio

Ver

Creas Regional em Águas Formosas é inaug...

Ver

Governo estuda aumentar impostos sobre c...

Ver

Governo de Minas vai nomear 1.500 profes...

Ver

Congresso quer reforma para garantir ree...

Ver

Ido Folia

Ver

Dia de Mobilização em Combate a Dengue

Ver

Festa das crianças: realização prefeitur...

Ver

Dia de lazer em comemoração ao dia das C...

Ver

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA

Ver

Trator da Prefeitura Municipal de Santa ...

Ver

Cavas para implantação das Cisternas par...

Ver

ARTESANATO, BONECOS E ELEFANTE FEITO COM...

Ver

Artesanatos da Bela Idade de Bom Jesus d...

Ver
VER TODAS