ºC

Bem vindo,
Visitas: 73356
Atendimento: (33) 3626-9000
História da Cidade

DER/MG km

Santa Helena de Minas faz parte do Estado de Minas Gerais.

Localizado na região do vale do rio Mucuri, a Cidade de Santa Helena de Minas possui uma população estimada em 6.078 habitantes. O município pertence à Comarca de Águas Formosas. Sua emancipação se deu em 21 de dezembro de 1995. Anteriormente era distrito do município de Bertópolis. O município de Santa Helena de Minas se destaca por abrigar em seu território a tribo dos índios Maxakali, últimos remanescentes das diversas tribos indígenas que habitavam o território de Minas Gerais. A densidade populacional do município é de 20,8km quadrados.

História da cidade de Santa Helena de Minas

Pela lei estadual nº 6.769, de 13-05-1976, é criado o distrito de Balbinópolis ,cuja origem do nome veio da esposa do Sr. fundador do povoado dos Bertos, atualmente Bertópolis, Sr. Balbina Gonçalves, antes conhecido como Santa Helena.Que veio a pertencer ao município de Bertópólis.

Pela lei estadual nº 10.704, de 27-04-1992, desmembra do município de Bertópolis, o distrito de Balbinópolis. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Helena de Minas.

Emancipou-se em 1995, através da Lei 12.030, de 21 de dezembro de 1995. Tem uma área de 277,9 Km. Sua economia esta baseada na pecuária, gado bovino de corte e leite, e na agricultura predomina o plantio das lavouras de mandioca, feijão e milho por pequenos agricultores e para suas subsistências.

Gentílico: Santa Helenense 

Fonte: www.asminasgerais.com.br Prefeitura municipal de Santa Helena de Minas IBGE

Autor do Histórico: EDUARDO ANTÔNIO MENDES OLIVEIRA

Ajude a construir a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco e envie a sua contribuição.

suporte@agenciavmais.com.br

V+PREFEITURA | Todos os direitos reservados, À Prefeitura de Santa Helena de Minas - Ano