Luta antimanicomial
Data do Evento: 15/05/2015
Local: Quadra Poliesportiva Central

Aconteceu no dia 15 de maio de 2015 em santa helena de minas, a 4ª passeata da luta antimanicomial, com a presença das cidades de Machacalis, Bertópolis, Umburatiba e Santa helena de minas. Contamos com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Santa Helena de Minas CRAS ( centro de referência de assistência social) ), NASF (núcleo de apoio a saúde da família), PSF”s, CAPS( centro de atenção psicossocial) nação machacali, dentre outros convidados. Neste dia contamos com a presença do prefeito municipal, do secretário de saúde, e de um vereador aqui de nossa cidade para compor a mesa. O enfermeiro do CAPS Nação Machacali, fez um belo discurso sobre a luta antimanicomial. Vemos a baixo um pouco do seu relato: A Reforma Psiquiátrica Brasileira tem como objetivo a construção da cidadania como estatuto social do louco, do direito a participar da sociedade, a demandar e a ter acesso a atendimento de qualidade que respeite seus direitos como cidadão. Assim, a Reforma Psiquiátrica visa atuar no âmbito coletivo e produzir mudanças culturais, através da substituição das práticas de exclusão do louco no manicômio, por uma nova clínica do cotidiano, na forma de uma rede pública de atendimento de caráter descentralizado e comunitário. É relevante compreender que a Luta Antimanicomial é fruto de enfrentamentos e percalços há mais de quatro séculos, em que se marginaliza o sujeito com transtorno mental, taxando-lhe o estigma da loucura e os remetendo à internação. A realidade brasileira apresenta um frágil histórico no trato da doença mental. O evento teve muita valia para nossa cidade e região, pois tivemos a colaboração de toda a equipe para este acontecimento, e esperamos poder participar e levar a população mais informações sobre este acontecimento tão importante para o Brasil e para o mundo.